Bolsa Fulbright / fundação carmona e costa

Bolsa Fulbright / Fundação Carmona e Costa para Mestrado em Belas Artes - Desenho

Bolsa para Mestrado em Belas Artes - Desenho, em universidades dos EUA, ano lectivo 2018/2019

Considerando a importância das Artes Plásticas no contexto da cultura portuguesa e a insuficiência de apoios existentes nesta área, nomeadamente para artista emergentes, a Fundação Carmona e Costa, em colaboração com a Comissão Fulbright (Comissão Cultural Luso-Americana), instituiu no ano 2000 uma nova bolsa de estudos para jovens artistas portugueses, que pretendem fazer mestrados em universidades ou outras instituições de ensino americanas na área do desenho.

O concurso para esta bolsa, que se dirige especialmente a recém licenciados de Belas Artes e jovens artistas emergentes, abrirá em Fevereiro de 2017, sendo o prazo limite para a submissão das candidaturas na Comissão Fulbright o dia 31 de Março de 2017.

A Fundação Carmona e Costa

A Fundação Carmona e Costa, criada em 1997, é uma instituição particular com fins educativos, formativos e de investigação científica nas áreas da arte contemporânea. Além da bolsa e ainda no âmbito do seu Programa de Apoio à Arte Contemporânea em Portugal, realiza desde 2004 exposições no seu espaço arte contemporânea, dedicadas, em exclusividade, ao desenho e a obras sobre papel.

O Programa Fulbright

O Programa Fulbright foi criado por proposta do Senador J. William Fulbright, no pós Segunda Guerra Mundial com o objectivo de estabelecer um programa de intercâmbio cultural e educacional para estudantes e professores que promovesse a paz e combatesse os antagonismos decorrentes das diferenças culturais entre os países. O Programa Fulbright é administrado através de Comissões bi-nacionais e Fundações em 51 países e das Embaixadas americanas em todo o mundo, num total de 140 países.

A Comissão Fulbright

O Programa Fulbright é administrado em Portugal pela Comissão Fulbright, criada em 1960, por Acordo assinado entre o Governo português e o Governo dos Estados Unidos da América. A Comissão Fulbright constitui ainda a única fonte de informação em Portugal sobre estudos universitários nos E.U.A., através do Centro de Informação Fulbright.

)

Para

Recem licenciados em Belas Artes
Jovens artistas emergentes

Ano académico 2018/2019
Concurso Fevereiro de 2017

Objectivo

Mestrados em Belas Artes em Universidades nos E.U.A

Área de estudo

Desenho

Requisitos

- Licenciatura já concluída no momento do concurso à bolsa. São aceites candidatos que tenham terminado o primeiro grau de acordo com o Processo de Bolonha.
- Média de licenciatura igual ou superior a 14 como condição preferencial.
- Bons conhecimentos de inglês.
- Idade inferior a 35 anos como condição preferencial.

Processo de selecção

- Revisão geral de todas as candidaturas recebidas e documentos anexos;
- Avaliação curricular e análise preliminar da descrição dos objectivos de estudo e do texto pessoal de motivação;
- Visita ao atelier;
- Entrevista.

Benefícios

- Comparticipação financeira nos montantes máximos de 32.500 dólares para o primeiro ano do programa de Mestrado e de 25.000 dólares para o segundo ano.
- Organização e administração dos processos de candidatura às universidades americanas, incluindo a candidatura à ajuda financeira das universidades.
- Seguro de saúde e acidentes durante o período da bolsa.
- Acompanhamento do bolseiro durante a estadia nos EUA, por parte da Comissão Fulbright e do Institute of International Education.
- Emissão dos documentos necessários ao visto J-1
- Isenção do pagamento do visto
- Orientação antes da partida para os EUA
- Oportunidades de participação em seminários e outras actividades culturais e científicas organizados pelo Programa Fulbright, durante a estadia do bolseiro nos EUA, sujeitos a disponibilidade de fundos.
- Integração na rede mundial de bolseiros Fulbright

Condições de elegibilidade

Só são considerados elegíveis os candidatos que:
- Possuam nacionalidade portuguesa.
- Não tenham beneficiado anteriormente de uma bolsa do Programa Fulbright.
- Não tenham residido nos EUA durante um período igual ou superior a 5 anos, nos 6 anos anteriores à data do concurso.
- Não possuam dupla nacionalidade, portuguesa e norte-americana.
- Não possuam autorização de residência (green card) nos EUA.
- Não possuam visto que lhes permita residir nos EUA, entre a altura do concurso à bolsa e o início da mesma.

Prazo de candidatura:

O período de candidatura tem início no dia 1 de Fevereiro e termina no dia 31 de Março de 2017.
Candidaturas submetidas online, através da ligação

- REGULAMENTO DA BOLSA
- INSTRUÇÕES DE CANDIDATURA
- CHECK LIST
- STATISTICAL REPORT 2016/2017

© Copyright , Fundação Carmona e Costa.