Bolsa Fulbright / fundação carmona e costa

Bolsa Fulbright / Fundação Carmona e Costa para Mestrado em Belas-Artes-Desenho

Bolsa para frequência de um programa de mestrado em Belas-Artes – Desenho numa universidade nos EUA, a ter início no ano académico 2024/2025.

Considerando a importância das Artes Plásticas no contexto da cultura portuguesa e a insuficiência de apoios existentes nesta área, nomeadamente para artista emergentes, a Fundação Carmona e Costa, em colaboração com a Comissão Fulbright (Comissão Cultural Luso-Americana), instituiu no ano 2000 uma nova bolsa de estudos para jovens artistas portugueses, que pretendem fazer mestrados em universidades ou outras instituições de ensino americanas na área do desenho.



A Fundação Carmona e Costa

A Fundação Carmona e Costa, criada em 1997, é uma instituição particular com fins educativos, formativos e de investigação científica nas áreas da arte contemporânea. Além da bolsa e ainda no âmbito do seu Programa de Apoio à Arte Contemporânea em Portugal, realiza desde 2004 exposições no seu espaço arte contemporânea, dedicadas, em exclusividade, ao desenho e a obras sobre papel.



O Programa Fulbright

O Programa Fulbright foi criado por proposta do Senador J. William Fulbright, no pós Segunda Guerra Mundial com o objectivo de estabelecer um programa de intercâmbio cultural e educacional para estudantes e professores que promovesse a paz e combatesse os antagonismos decorrentes das diferenças culturais entre os países. O Programa Fulbright é administrado através de Comissões bi-nacionais e Fundações em 51 países e das Embaixadas americanas em todo o mundo, num total de 140 países.

A Comissão Fulbright

O Programa Fulbright é administrado em Portugal pela Comissão Fulbright, criada em 1960, por Acordo assinado entre o Governo português e o Governo dos Estados Unidos da América. A Comissão Fulbright constitui ainda a única fonte de informação em Portugal sobre estudos universitários nos E.U.A., através do Centro de Informação Fulbright.


© Copyright , Fundação Carmona e Costa.